No primeiro dia de agendas em Tóquio, a Missão Internacional de Mato Grosso do Sul abriu sua bateria de agendas em busca de negócios fazendo prospecções direcionadas pelo interesse do Japão em produtos abundantes no estado, como a agropecuária e a celulose, mas acenando para outros itens. Entre eles, estão a carne, para ampliar o mercado de proteína animal, e os investimentos em produtos de energia renovável, como o gás natural.
“A nossa vinda para cá vai além dessa relação direta com empresas e instituições. É uma construção de confiança”, enfatizou o governador Eduardo Riedel (PSDB), que lidera a delegação. O primeiro dia em solo nipônico foi marcado por encontros nos pavilhões do Brasil e da Arábia Saudita. Relações comerciais e institucionais foram estreitados durante a Feira Internacional de Osaka (Expo Mundial 2025). Nesta edição, o tema principal é ‘Projetando uma Sociedade Futura para Nossas Vidas’

Estreitar laços
Segundo Riedel, o Japão ao longo do tempo tem mostrado apoio em importantes iniciativas do Estado. “Temos que estreitar mais esses laços, oferecemos grandes oportunidades de investimentos”, observou. Entre as oportunidades destacam se a proteína animal, a agropecuária e a energia renovável, uma pauta global liderada pelo conceito da transição energética.
“As empresas podem apoiar o desenvolvimento dessa matriz energética para participar do desenvolvimento regional”, incentiva o governador. Recentemente declarado livre da aftosa sem vacinação, Mato Grosso do Sul avança com este status para aumentar sua participação nas exportações de carne bovina para a Ásia, em especial para o Japão, um dos maiores mercados do mundo.
Para Riedel, é essencial agir com proatividade para conquistar os novos mercados e as oportunidades para a indústria, a agroindústria e outras faixas de comércio e intercâmbio. “No Japão existem grandes oportunidades. E buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, endossou o presidente da Federação das Indústrias (Fiems), Sérgio Longen. “Isso significa emprego e renda”, adicionou Riedel.