A programação celebra o protagonismo de mulheres negras e quilombolas e convida o público para acompanhar uma tarde de trocas, reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino, com histórias que movimentam a economia e transformam comunidades.
No centro do evento, a palestra “Eu, Mulher Preta Empreendedora” traz a trajetória de Cornélia Rodrigues, conhecida como Nelinha do Babaçu, que começou a trabalhar aos 11 anos como quebradeira de coco e hoje é sócia da Reflyta – empresa milionária que atua com extrativismo sustentável e produção de alimentos a partir do babaçu no Maranhão.

“Nelinha é uma mulher nordestina, preta, uma liderança e uma empreendedora do Babaçu, que com sua história e trajetória de vida, acreditamos que vai inspirar diversas mulheres em Mato Grosso do Sul”, afirma a subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte.
Além da palestra, o evento contará com o painel “Karingana ua Karingana: Vivências Sul-mato-grossenses de Mulheres Negras Empreendedoras”, com a participação de lideranças como Ednir de Paulo (Instituto da Mulher Negra do Pantanal – IMNEGRA) e Vera Lúcia Rodrigues dos Santos (Quilombo em Movimento – Furnas do Dionísio), que compartilham suas experiências no enfrentamento ao racismo e na construção de redes de inclusão produtiva.
Diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforça o impacto da parceria entre governo e Sebrae na construção de caminhos para autonomia e dignidade.
“O empreendedorismo é uma ferramenta poderosa de inclusão produtiva e transformação social. Ao lado da Secretaria de Estado da Cidadania, unimos forças para ampliar o acesso a políticas públicas e oportunidades reais de geração de renda. Enquanto o governo estadual identifica e alcança o público que mais necessita dessas ações, o Sebrae contribui com sua expertise em empreendedorismo, promovendo autonomia financeira e dignidade. Iniciativas como o Julho das Pretas, que tem como foco a valorização da mulher negra e quilombola, são exemplos do impacto positivo dessa parceria, que impulsiona o desenvolvimento no nosso estado.”
Realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, a campanha Julho das Pretas faz parte da agenda nacional em alusão ao 25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, e tem como foco a valorização da mulher negra como agente de transformação social, cultural e econômica.

Programação – Julho das Pretas
31 de julho (quarta-feira)
Sebrae/MS – Campo Grande
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura: Apresentação Cultural
14h20 – Fala das autoridades
15h – Palestra “Eu, Mulher Preta Empreendedora”, com Nelinha do Babaçu
15h30 – Intervenção Cultural
15h40 – Painel “Karingana ua Karingana: Vivências Sul-mato-grossenses de Mulheres Negras Empreendedoras”
– Vera Lúcia Rodrigues dos Santos (Quilombo em Movimento – Furnas do Dionísio)
– Ednir de Paulo (IMNEGRA – Corumbá)
16h30 – Homenagens
17h – Coffee break
17h30 – Encerramento
A participação é gratuita, e o auditório do Sebrae fica na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro.