Mundo

Irã diz que direito ao enriquecimento de urânio não é negociável

Comentário veio antes de segunda rodada de negociações com os EUA sobre o programa nuclear de Teerã






 

O direito do Irã de enriquecer urânio não é negociável, disse o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, nesta quarta-feira (16).

A fala veio antes de uma segunda rodada de negociações em Omã, no próximo fim de semana, com os Estados Unidos, sobre o contestado programa nuclear de Teerã.

Araqchi estava respondendo a um comentário feito na terça-feira (15) pelo principal negociador dos EUA, Steve Witkoff, que comentou que Teerã tem que “parar e eliminar seu enriquecimento nuclear” para chegar a um acordo com Washington.

“Ouvimos declarações contraditórias de Witkoff, mas as posições reais serão esclarecidas na mesa de negociações”, afirmou Araqchi.

Ele continuou acrescentando, “estamos prontos para construir a confiança em relação a possíveis preocupações sobre o enriquecimento (de urânio) do Irã, mas o princípio do enriquecimento não é negociável.”

Irã e EUA devem realizar uma segunda rodada de negociações em Omã no sábado (19) sobre a escalada do programa nuclear de Teerã, com o presidente Donald Trump ameaçando uma ação militar se não houver acordo.

 

 

 

CNN Brasil