A advogada e influenciadora Deolane Bezerra informou, via redes sociais, na noite desta quarta-feira (9) que não vai comparecer à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Apostas Esportivas, conhecida como CPI das Bets — instalada no Senado.
A sessão está marcada para 9h desta quinta (10).
O comunicado foi publicado no Instagram oficial da influenciadora, na área de mensagens temporárias, conhecida como "story", mas horas depois ele foi apagado. Na mensagem removida, Deolane justificava a ausência da seguinte forma:
"Eu não vou ser boba da corte de ninguém, eu não vou ser usada de bode expiatório mais uma vez. Então, eu não iriei, já que eu ganhei um habeas corpus me facultando de ir ou não. Então, eu ficarei em São Paulo", disse.
Em decisão nesta quarta (9), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça afirmou que Deolane não é obrigada a comparecer à CPI.
Apesar de Deolane ter sido convocada na condição de testemunha, Mendonça entendeu que há investigações em curso contra ela na Justiça, o que lhe garante o direito constitucional de não se autoincriminar. Com isso, a presença é facultativa.
Uma pessoa investigada não é obrigada a comparecer.
A defesa da influenciadora argumentou que a convocação feria garantias legais, já que há procedimentos abertos que a envolvem, e o ministro acatou o pedido. (Com g1)