Política e Transparência

Senado inaugura gabinete da liderança da Bancada Feminina

O novo espaço garante às senadoras estrutura similar à das lideranças partidárias, facilitando reuniões e atividades.






 
 

O Senado inaugurou na quarta-feira (9) o gabinete da liderança da Bancada Feminina, localizado na Ala Senador Dinarte Mariz. O novo espaço garante às senadoras estrutura similar à das lideranças partidárias, facilitando reuniões e atividades.

A líder da bancada, senadora Leila Barros (PDT-DF), afirmou que o gabinete "representa um espaço político e institucional" e destacou a "longa trajetória de luta" até o reconhecimento da bancada.

Ela agradeceu aos senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco pelo apoio, ressaltando. "Este gabinete é um instrumento de trabalho, de luta e de construção coletiva. Temos agora o nosso cantinho. Mas não podemos parar; o caminho é longo e o desafio é constante. Precisamos seguir lutando".

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), comemorou a conquista. "Este gabinete é mais que uma demanda legítima; é um reconhecimento de que a presença das mulheres em espaços públicos de decisão é indispensável à democracia". Ele reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e afirmou que "há concretamente no Brasil um preconceito gigantesco em relação à participação feminina na política".

Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora especial da mulher, considerou o reconhecimento da bancada "um ganho maravilhoso" e celebrou. "O que me deixa feliz é saber que nossas sucessoras vão encontrar este espaço e saber que é possível, sim, fazer parte do Congresso Nacional, onde as decisões são tomadas".

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) destacou a força da bancada: "Se a nossa bancada já fazia barulho sem o espaço, agora com o gabinete vamos fazer mais barulho ainda".

A inauguração contou ainda com a presença das senadoras Eliziane Gama (PSD-MA), Professora Dorinha Seabra (União-TO), Dra. Eudócia (PL-AL), Teresa Leitão (PT-PE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Ivete da Silveira (MDB-SC), além do senador Flávio Arns (PSB-PR) e autoridades do Senado. (Agência Senado)