Campo Grande, sexta-feira, 4 de abril de 2025.
Geral

CNBB lança oficialmente nesta quarta-feira a campanha da Fraternidade de 2025

Conceito faz parte de documento do Papa Francisco, elaborado em 2015, que fala da responsabilidade dos cristãos na defesa da vida e do meio ambiente.






 A CNBB lança oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2025 nesta Quarta-feira de Cinzas (5), em Brasília.  Com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom", a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente e o cuidado com a criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco.

O conceito de Ecologia Integral se origina do documento Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, elaborado em 2015. O texto, que completa 10 anos, aborda a responsabilidade dos cristãos na defesa da vida e do meio ambiente.

"Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos, e as suas raízes humanas, dizem respeito e têm impacto sobre todos nós", diz o Papa no documento.

A Campanha da Fraternidade é celebrada nacionalmente desde 1964. A cada ano, a mobilização simboliza um tema para refletir e preparar o fiel no decorrer do Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa – com atitudes de oração, jejum e caridade.

De acordo com a CNBB, a campanha de 2025 busca promover reflexões sobre a importância da ecologia integral, para que a sociedade enxergue a beleza da criação e as necessidades socioambientais.

"A ideia é que as pessoas questionem os comportamentos egoístas e consumistas", diz a CNBB.


Os fiéis poderão acompanhar a transmissão da abertura da Campanha da Fraternidade 2025 pelo canal do YouTube e nas redes sociais da CNBB.