Esportes

Hamilton lidera sessão de teste da pré-temporada da F1

Chuva fraca no Bahrein encurtou tempo de pilotos na pista em manhã com problemas para a RBR






O segundo dia de testes da pré-temporada de 2025 da F1 começou positivo para a Ferrari, com Lewis Hamilton liderando a sessão matinal desta quinta-feira.

O veterano manteve-se na frente em uma etapa menos movimentada por causa do mau tempo no Circuito de Sakhir, no Bahrein; sua volta de 1m29s379 o pôs à frente do ex-colega da Mercedes George Russell.

Os pilotos postergaram as suas primeiras voltas rápidas; após 40 minutos, sete dos dez na pista tinham tempo anotado.

Ao fim da primeira hora, porém, era Hamilton quem aparecia como o mais rápido, cenário que se manteve ao longo da sessão.

Assim como ontem, chuviscou; mas desta vez o tempo ruim manteve os carros mais tempo nas garagens - perto das duas horas completadas, nenhum piloto tinha conseguido dar mais que 28 voltas.

Esteban Ocon (com 28 até então) arriscou sair dos boxes com pneus intermediários, já que a Haas e a Aston Martin foram as únicas equipes que trouxeram compostos de pista molhada para o Bahrein.

O movimento voltou ao normal na pista na última 1h30 da sessão. No entanto, chamou atenção uma ausência na pista; Liam Lawson recolheu sua RBR aos boxes, com sua garagem sendo fechada pela equipe para a desmontagem do carro.

A austríaca levantou que o RB21 que Verstappen guiará logo mais sofreu com perda de pressão no motor. Com isso, Lawson acabou ausente do restante do teste matinal, encerrando sua participação nesta quinta com a menor quantidade de voltas dentre os dez titulares da sessão: 28.

Vale ressaltar que a confiabilidade é um dos parâmetros mais importantes em testes de pré-temporada, e não necessariamente tempos de volta, valores que podem ser influenciados pelo fato dos carros estarem carregando equipamentos de verificação, a quantidade de combustível no veículo ou programas específicos de teste que não avaliam necessariamente o desempenho em voltas lançadas. (Com ge)