Mundo

Cúpula do G20 termina nesta terça com debate sobre transições energéticas

Documento com posicionamento dos países a partir de pautas defendidas por Lula foi apresentado na segunda






O último dia da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana, ocorre nesta terça-feira (19), no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Os 37 chefes de Estado e de governo convidados para o evento vão debater sobre desenvolvimento sustentável e transições energéticas antes do encerramento do encontro.

 

A reunião desta terça-feira começa às 10h. Em seguida, ocorre a cerimônia de encerramento da Cúpula, que será finalizada com o Brasil transferindo a presidência do G20 para a África do Sul.

Após o evento, haverá um almoço oficial, seguido de uma série de reuniões bilaterais entre os chefes de Estado e de Governo.

 

Lula terá reuniões reservadas com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba; e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Além disso, o brasileiro vai oferecer um almoço ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

 

Declaração final foi aprovada

 

No início da noite dessa segunda (18), os membros do G20 divulgaram a declaração final da Cúpula, formada por 85 tópicos.

O texto estabeleceu um consenso dos países para os três eixos definidos pela presidência brasileira. As prioridades incluem a reforma da governança global, dimensões do desenvolvimento sustentável e o combate à fome, pobreza e desigualdade.