Questionado sobre a sua carreira no jornalismo, Edinho Neves relembra momentos, “Comecei como repórter fotográfico, registrando o futebol, na época em que o futebol de domingo era forte, registrei o Operário, o Comercial, o Corumbaense, etc”, relembra Edinho.
Com oportunidade de chegar em Brasília, através do seu período na assessoria do ex-ministro Carlos Marun, “As coisas acontecem em Brasília, no gabinete, no corredor, as coisas todas saem de lá. Não adianta você chegar com um projeto sem apoio por lá, que você não vai conseguir nada. É necessário ter apoio para que consiga as verbas”, relata. Ainda segundo o jornalista, “as portas do gabinete do ex-ministro Carlos Marun sempre estiveram abertas, eu nunca vi o ex-ministro negar atendimento a ninguém, as portas sempre estavam abertas e ele sempre atendia, aconselhava, direcionava, os prefeitos, vereadores, deputados, que por lá estiveram”, relata.
Edinho Neves fez parte da gestão Michel Temer, “Através do Marun, eu tive a oportunidade fazer parte da comunicação do ex-presidente Michel Temer. A política não muda, ali é dia a dia, fiquei um ano por lá. Entra governo e sai governo o sistema é o mesmo”, pontua jornalista.
Com muitos contatos através do jornalismo, Edinho Neves relata a facilidade de parcerias para desenvolver o Prêmio Piraputanga de
Turismo, que neste ano realiza a 8ª edição. “Eu estava em um encontro da Associação de Jornalistas em Bonito, com a vice-presidente Ursula, e vi as Piraputangas feitas pelo artista plástico Cleir, e questionei ela sobre o que ela achava em criar um prêmio para homenagear o setor de turismo em Bonito. Porque eu nunca vi algo que homenageassem essas pessoas, e ela achou interessante, o prêmio foi criado em 2014. Por conta da pandemia estamos na 8ª edição”, declara.
“Hoje não é o Edinho que dá o Prêmio Piraputanga, quem indica é o Conselho Municipal de Turismo de Bonito, quem recebe são os guias de bonito, os empreendedores, o setor hoteleiro, a gastronomia, o garçom, pessoas ligadas ao transporte. São 12 quesitos que o Conselho indica, eu acato e faço a parte honrosa do evento. É um ministro, o governo, uma autoridade de outros estados que contribuem para o turismo. Temos novidades para os próximos anos, esse ano serão dois dias de evento. 21 de novembro onde teremos a solenidade de entrega dos prêmios, e no dia 22 por indicação do próprio ministro do Turismo, vamos fazer um fórum para debater o turismo regional e nacional, aproveitando a presença do presidente da Embratur e o senador Marcelo Castro que é o presidente da Comissão de Turismo e Desenvolvimento no Senado Federal. Quero agradecer o governador do estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, pela parceria, esse ano o prêmio tem parceria com o Ministério do Turismo também, então, temos mais oportunidades de premiação”, conclui Edinho.
O Prêmio Piraputanga de Turismo acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Bonito, com o propósito de reconhecer a contribuição de lideranças políticas, gestores públicos e empresários dos mais diversos segmentos da cadeia produtiva ao desenvolvimento do turismo no Brasil e em Mato Grosso do Sul. O prêmio hoje faz parte do calendário oficial de eventos da Capital do Ecoturismo. “Bonito é a capital do diálogo do ecoturismo”, considera Neves.