As forças de paz da ONU no sul do Líbano pediram a redução da escalada nesta sexta-feira (20), depois de um grande aumento da tensão na fronteira libanesa-israelense, onde Israel e o Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã, trocam tiros há quase um ano.
A força da ONU testemunhou “uma forte intensificação das hostilidades ao longo da Linha Azul” e em toda a sua área de operações, informou o porta-voz Andrea Tenenti à Reuters.
“Estamos preocupados com o aumento da escalada em toda a Linha Azul e pedimos a todos os atores reduzam imediatamente a escalada”, disse ele.
A Linha Azul corresponde aos 120 quilômetros da fronteira do entre o sul Líbano e Israel, área a qual as forças de paz da ONU atuam desde 2000 para confirmar a retirada das forças israelenses na região.
No final da quinta-feira (19), aviões de guerra israelenses realizaram ataques mais intensos no sul do Líbano em meio ao conflito.
A ofensiva israelense veio após os ataques desta semana terem explodido milhares de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah, matando pelo menos 37 pessoas e ferindo outras milhares.
CNN Brasil