Eleições

Desafios eleitorais fazem PSDB “resgatar” Sérgio de Paula

Articulador político deixa cargo no governo para compor núcleo estratégico das campanhas tucanas em MS






Nomeado na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul para chefiar a Secretaria-Executiva do Escritório de Relações Institucionais e Políticas em Brasília, o ex-presidente e atualmente tesoureiro do Diretório Regional do PSDB, Sérgio de Paula, reassume esta semana o espaço cativo que desfruta na base estratégica do partido em seu Estado. Ontem [segunda-feira, 22], ele pediu exoneração do cargo e retorna de imediato para a plenitude das atividades que exerce nas articulações de seus conterrâneos tucanos.

Embora não tivesse interrompido suas ocupações partidárias, Sérgio de Paula desdobrava-se para cuidar também das atribuições que lhe cabiam no importante espaço de apoio político ao Estado e ao governador Eduardo Riedel (PSDB) em Brasília. Com as eleições municipais e o partido em fase de pré-campanha nos 79 municípios, sua presença torna-se essencial para as tarefas de pensar, elaborar, discutir e executar as decisões que competem aos estrategistas tucanos.

Além de atuar nos entendimentos internos e externos do PSDB, ele também monitora o andamento das soluções encaminhadas. A prioridade maior é dar cobertura e mobilidade aos candidatos e chapas lançados pelos social-democratas, sobretudo nos municípios onde as disputas se desenham como as mais desafiadoras, como em Campo Grande e Dourados. No caso das alianças, por exemplo, mesmo com alguns entendimentos avançados há ainda a necessidade de lapidá-los, para garantir conforto e segurança aos parceiros de chapa. O dirigente é um craque nesta matéria.

Amigo e colaborador de Reinaldo Azambuja desde seus tempos de prefeito em Maracaju, Sérgio de Paula é bem mais que o chamado braço direito do ex-governador. É um operador político de absoluta confiança, trabalhando sempre com discrição e paciência para ouvir, argumentação inteligente e afiada leitura política e partidária. Com estas credenciais, ele e Azambuja fizeram o PSDB sul-mato-grossense registrar o maior índice de crescimento dos tucanos dos 27 estados brasileiros, saltando de 37 para 51 o número de prefeitos de seu ninho e ampliando também as cadeiras nas Câmaras de Vereadores.

HABILITAÇÃO

Para os observadores, a folha de serviços prestados – Sérgio de Paula já chefiou também a Casa Civil e foi coordenador político de Governo – habilita-o a galgar outros degraus na vida pública. Não é seu desejo disputar cargos eletivos, apesar dos convites. Seu nome circula como opção das mais fortes para o Conselho do Tribunal de Contas (TCE/MS). Contudo, o que o absorve agora é a responsabilidade com a campanha e as chapas do PSDB nas eleições municipais.

Não foi outro, desta forma, o conteúdo de nota oficial que publicou, a seguir:

“Comunico meu desligamento do cargo de Secretário-Executivo do Escritório de Relações Institucionais e Políticas no Distrito Federal, da Secretaria de Estado da Casa Civil, para dedicar-me integralmente ao pleito eleitoral deste ano.

Essa decisão, como ocorre a cada eleição, é tomada em consonância com os princípios e objetivos do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), que segue firme no propósito de eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o estado.

Quero reforçar o meu empenho para continuar fortalecendo as nossas fileiras, mantendo a hegemonia como o partido de maior representatividade no cenário estadual. Por isso, reafirmo minha responsabilidade com os candidatos tucanos e com os nossos aliados, na certeza de que juntos alcançaremos grandes conquistas e avanços para a nossa gente.

Agradeço ao governador Eduardo Riedel pela compreensão e apoio de sempre, e conto com a participação e engajamento de cada integrante do nosso time para reforçar a campanha e ajudar a construir um PSDB mais forte e um futuro ainda melhor para o nosso Mato Grosso do Sul”.

 

 

Fonte: Folha CG