Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais de 2024, Sargento Betânia se desponta como a nova liderança conservadora na corrida para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Campo Grande/MS. Mulher de personalidade forte, com uma trajetória de superação e resiliência, vista por muitos críticos e pela população como a nova aposta na representatividade política regional, diante do trabalho que já vem realizando de forma voluntária e independente junto à comunidade e às famílias. Sargento Betânia compartilha suas principais pautas e a motivação para entrar na vida pública, como pré-candidata a vereadora, prometendo ser a voz que a comunidade precisa na Câmara Municipal.
Sargento Betânia nasceu em Campo Grande/MS, casada, mãe e cristã, tendo vivido parte de sua infância em Camapuã e Areado/São Gabriel do Oeste – MS. De origem humilde, começou a trabalhar aos 12 anos de idade, e antes de ingressar na PMMS, trabalhou como balconista, diarista e operadora de caixa.
Atualmente, é 1º Sargento da PMMS, sendo a 1ª colocada em 2015, no curso de Formação de Sargentos, com mais de 20 anos de serviços prestados aos sul-mato-grossenses, carreira marcada por disciplina e dedicação, conhecendo e vivenciando como poucos, os desafios e as necessidades da nossa gente, provando que o lugar da mulher é onde ela deseja e se qualifica para estar.
Com um currículo técnico meritório, graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), detentora de especializações em Segurança Pública, Educação em Direitos Humanos, Abordagens da Violência contra a Criança e Adolescente, Ciências Políticas, Gestão de Serviço Social na Educação, Gestão Administrativa e de Lideranças, Polícia Comunitária, Inteligência Policial, e é Multiplicadora Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban.
Há mais de 15 anos, realiza trabalhos voluntários com jovens, crianças e famílias, focando na prevenção, conscientização e combate às drogas, contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela atua em escolas, igrejas, bairros de Campo Grande e outros municípios do Estado, promovendo a inclusão social de pessoas com necessidades especiais e idosos, e fortalecendo os valores familiares. Tendo na sua essência o espírito de servir ao próximo, sendo integrante do Lions Clube Internacional Campo Grande Norte.
Sargento Betânia se destaca pela apresentação de projetos inovadores, capacidade de ouvir e dialogar, entretanto, com firmeza em defender a liberdade individual, a segurança pública e o desenvolvimento econômico, com um olhar para as políticas públicas de prevenção e à família.
Em 2022, pelo Partido Liberal, foi a única candidata a deputada federal a receber votos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, alcançando a marca de praticamente 5.000 (cinco mil) votos, somente em Campo Grande.
Com o compromisso de um mandato acessível e participativo, com fomento à mobilização comunitária, com propostas de responsabilidade fiscal, redução da burocracia e dos impostos, pelo incentivo ao empreendedorismo, profissionalização e emprego aos jovens, ações de cuidado e proteção na primeira infância, Sargento Betânia chega preparada para assumir uma cadeira no legislativo municipal.
Sua experiência e trabalho vêm de muito tempo, sendo que de 2005 a 2018, atuou na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MS, atuando na mobilização social, criação e Assessoramento dos Conselhos Comunitários de Segurança de Campo Grande e no Mato Grosso do Sul. Também exerceu o cargo de Diretora de Mulheres na ASPRA/MS – Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militares, e idealizou o movimento "Mulheres da Segurança Pública” no Mato Grosso do Sul.
Sargento Betânia, qual sua mensagem aos Campo-Grandenses?
“Sinto-me preparada para ocupar uma cadeira na câmara Municipal de Campo Grande/MS, visto que possuo conhecimentos técnicos, de vivência, serviços prestados e dedicação à comunidade. Convido a conhecerem e avaliarem o meu currículo e trabalho, que mesmo sem ter um mandato, nunca me omiti das responsabilidades enquanto Especialista em Segurança Pública e cidadã. E justamente, por conta do trabalho que já venho realizando, as pessoas enxergam em mim uma representatividade, para que eu possa ser a sua voz, seja no campo social, das famílias, da prevenção e combate às drogas, seja com leis e ações firmes referentes à segurança pública e contra o crime, à saúde, enfim, uma mulher que extrapolou as atribuições enquanto mãe, esposa, profissional de segurança pública, e assumo mais esta missão: ser ferramenta de transformação, renovação e esperança aos Campo-Grandenses.”