Policial

Energiza e Polícia Civil fazem “limpa” contra 4 mil “gatos” de energia

Na última operação, realizada em junho, concessionária retirou 4 mil metros de cabos irregulares






Uma operação conjunta entre a Energisa e a Polícia Civil em Campo Grande removeu 4 mil metros de cabos irregulares e clandestinos da rede elétrica da cidade. A ação, realizada em junho de 2024, teve como objetivo combater o furto de energia, conhecido como “gato”, que representa um problema recorrente na região, principalmente em áreas com instalações elétricas mais antigas.

As ligações clandestinas colocam em risco a vida de quem as faz e de outras pessoas, pois aumentam a chance de acidentes graves com a eletricidade. O “gato” causa prejuízos financeiros para a concessionária de energia, que precisa arcar com os custos de manutenção da rede danificada e com a perda de receita pela energia furtada. Esses custos, por sua vez, são repassados aos consumidores que pagam suas contas de luz em dia.

Apagões e instabilidade no fornecimento de energia: O furto de energia pode sobrecarregar a rede elétrica, levando a apagões e instabilidade no fornecimento de energia para os clientes regulares.

A Energisa, em conjunto com as autoridades competentes, realiza ações contínuas para combater o “gato” de energia. Equipes da concessionária realizam vistorias regulares nas redes elétricas para identificar e remover ligações clandestinas.

A Energisa promove campanhas para informar a população sobre os riscos e os prejuízos do “gato” de energia, além de orientar sobre como regularizar a situação. A empresa investe em tecnologia para detectar e monitorar ligações clandestinas, como drones e sistemas de inteligência artificial.

A população pode ajudar na luta contra o “gato” de energia denunciando ligações clandestinas para a Energisa. As denuncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:

Regularização da ligação de energia:

Caso esteja com uma ligação de energia irregular, você pode regularizar a sua situação entrando em contato com a Energisa. A empresa oferece condições facilitadas de pagamento para regularização, evitando multas e o risco de acidentes.