Campo Grande

Para fim de congestionamento da Três Barras, Prefeitura abre licitação para reordenamento de trânsito

Rotatória será removida para construção de canteiros onde serão instalados os semáforos



Rotatória da Avenida Três Barras. (Foto: Divulgação/PMCG)




Como medida para o fim do congestionamento na Avenida Três Barras, a Prefeitura de Campo Grande publicou, nesta quinta-feira (26), no Diogrande, abertura de licitação para contratar as obras de reordenamento de trânsito, no trecho com a Avenida José Nogueira Vieira e Rua Marquês de Lavradio.

A obras serás feita em parceria com o Governo do Estado, tendo investimento previsto de R$ 1.865.486,33. As empresas participantes do certame terão até o dia 4 de julho às 9 horas para apresentar as propostas.

Segundo o monitoramento, em média, 30 mil veículos passam pelo local que é um dos principais acessos aos bairros Tiradentes, Parque Dallas, Rita Vieira e Vilas Boas. O projeto prevê a retirada da rotatória, instalação de 2 conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos e a adoção da mão-única numa quadra das ruas Domingos Jorge Velho e Miguel Sutil.

A intervenção inclui a pavimentação de um trecho de 200 metros das Ruas Manoel da Nóbrega, paralela à Três Barras, e de 70 metros da Miguel Sutil, transversal à Três Barras.

Com a remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento da Três Barras, neste trecho que passa a ter duas pistas de rolamento. Como a preferência é para quem está fazendo a rotatória, se formam filas dos veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira ou daqueles que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Rua José Nogueira Vieira.

A expectativa é que com a mudança o tráfego tenha maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento.  O condutor que vem do bairro conseguirá seguir em frente pela avenida ou entrar na José Nogueira Vieira, com o tráfego regulado por semáforo. Hoje, para fazer trajeto em direção ao Centro, o motorista precisa entrar na José Nogueira, passar pela Rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, para então voltar à Três Barras, depois da rotatória.

Rotatória costuma registrar congestionamento
Remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os semáforos.

Outra alteração prevista é para quem vem do Bairro Vilas Boas pela Rua Domingo Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não conseguirá entrar na Avenida Três Barras. Terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde também haverá semáforo.

Na sequência do reordenamento do trânsito na rotatória está programada a continuidade do recapeamento da Avenida Três Barras, desde a Rua Conselheiro Furtado (onde foi interrompida) até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino.

Intervenção para evitar congestionamento

Este será o quarto reordenamento do trânsito em rotatórias desde 2017. Nas rotatórias da Nelly Martins com Mato Grosso; Gury Marques /Interlagos e Joaquim Murtinho/Ceará, a solução para os gargalos no tráfego foi a instalação de semáforos que passaram a regular o fluxo de veículos. Em média, circulam diariamente nestas rotatórias mais de 110 mil veículos. Já estão em andamento as intervenções no trevo Imbirussu, nas avenidas Bandeirantes, Marechal Deodoro e Manoel da Costa Lima.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno, essa intervenção será significativa para todos que utilizam a via, inclusive os pedestres. “A Avenida Três Barras se tornou uma importante ligação com a região sul da cidade. Além disso, com o aumento da quantidade de condomínios residenciais e comércios implantados na região, houve a necessidade de garantir mais segurança e fluidez para os veículos, ciclistas e pedestres”, disse.

Está no planejamento da Prefeitura o reordenamento do trânsito das rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo. Também recebe semáforos a rotaria das ruas Rui Barbosa, 14 de Julho e Avenida Rachid Neder.