O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) prorrogou a suspensão das aulas e atividades administrativas presenciais, que podem ser realizadas de forma remota, até o dia 15 de outubro. A decisão foi emitida na última terça-feira (6).
A nova decisão segue as recomendações da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, cuja atual composição consta na Portaria nº 1.102/2020.
Segundo o documento, as atividades que necessariamente devem ser realizadas de forma presencial podem ter retorno parcial e gradual, de acordo com a necessidade institucional, observadas as "Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia”, que foram atualizadas, e a Instrução Normativa nº 1/2021, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que trata das orientações didático-pedagógicas para a oferta de atividades não presenciais e atividades de forma flexibilizada no IFMS enquanto durar o caráter de excepcionalidade motivado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Com a atualização das Diretrizes para Atividades Presenciais, as aulas teóricas também estão passíveis de retorno, considerando evolução do cenário da pandemia e classificação do Programa Prosseguir, em cada município onde o IFMS possui Campus.
Histórico de decisões
A decisão anterior foi tomada em 22 de fevereiro e determinava a prorrogação da suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até 15 de julho.
Desde de 18 de março de 2020, os campi do IFMS e a reitoria estão em atividades remotas. De lá pra cá, as decisões prorrogam a suspensão das atividades presenciais.
A Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus se reúne periodicamente para elaborar orientações sobre as medidas a serem adotadas no enfrentamento à pandemia.
As ações do Instituto Federal, formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.