Em 2020, Pantanal teve mais de 4 milhões de hectares queimados - Foto: Gustavo Figueirôa | SOS Pantanal
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) suspendeu a Autorização Ambiental de Queima Controlada no Pantanal, até 30 de outubro, ou seja, durante o inverno. Em 2020, Pantanal teve mais de 4 milhões de hectares queimados.
Conforme portaria publicada nesta quarta-feira (30), para a medida, foi levado em consideração os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas.
Com isso, fica suspensa até 30 de outubro, os efeitos de todas as Autorizações Ambientais emitidas para a atividade de “Queima Controlada” para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal e a sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados em todas as regiões do Estado.
A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.
Também está suspensa até 30 de outubro, a emissão de novas Autorizações Ambientais para “Queima Controlada” para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal.
A portaria é assinada pela Diretora-Presidente do Imasul em exercício, Thais Barbosa De Azambuja Caramori.