Uma fêmea de aproximadamente 1,97 metro de comprimento e quase 45 quilos, junto a 40 ovos de jacaré, foram retirados da Lagoa Maior, no município de Três Lagoas, distante 333 km da Capital. O manejo faz parte de ações de preservação da fauna e os ovos serão trazidos para a Capital.
Conforme o secretário de meio ambiente e agronegócio de Três Lagoas Celso Yamaguti, os ovos serão trazidos para projetos de pesquisa e preservação da espécie da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande. O jacaré, por sua vez, será levado para a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, em Brasilândia.
“Essa ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam pela lagoa, bem como dos próprios animais”, disse o biólogo que integra a equipe que realizou a captura, Flávio Fardin.
Sem 13º, enfermeiros e médicos ameaçam entrar em greve na Santa Casa de Campo Grande
Juiz de MS disponibiliza número do WhatsApp para atender advogados
Ainda conforme Fardin, são expedidas autorizações do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que as equipes da SEMEA (Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas) realize a captura periodicamente.