Nesta quinta-feira (15) a Operação Varsóvia cumpriu mandados em Mato Grosso do Sul, contra furto de maquinário agrícola. A operação é realizada pela Polícia Civil de Araçatuba (SP) e um morador em Paranhos foi detido em flagrante.
Conforme o registro policial, o rapaz de 23 anos foi detido com uma pistola em casa. Contra ele foi cumprido mandado de busca e apreensão, sendo apreendido o celular e documentos.
Ainda segundo o pai do rapaz, ele desconhece qualquer envolvimento do filho com a quadrilha. Ele também relatou que o filho nunca esteve em Araçatuba (SP) e que não há informação de que o rapaz tenha relação com o furto do maquinário.
Operação Varsóvia
Ao todo, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em Birigui, Buritama, Lençóis Paulista, Mirassol, José Bonifácio, Lucélia - cidades de São Paulo -, bem como Maringá, Sarandi, Mandaguaçu, Assis Chateaubriand, Londrina, Primeiro de Maio e Rancho Alegre, cidades do Paraná.
Já em Mato Grosso do Sul, foram cumpridos 6 mandados em Paranhos e um em Maracaju. Em Paranhos ainda foram recuperadas duas pás-carregadeiras sem procedência, conforme o site Hoje Mais.
Essas máquinas estavam em um local apontado como ponto de ‘desova’ de maquinário roubado, na fronteira de Brasil e Paraguai.
Grupo especializado no furto de maquinário
Equipe da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) iniciou as investigações após o furto de um rolo compactador na cidade de Coroados. Assim, equipe coordenada pelo delegado Juliano Goes conseguiu identificar pelo menos 26 integrantes da organização criminosa, que tem divisões de tarefas voltadas ao furto e roubo de equipamentos agrícolas e pesados.
A partir daí, 6 crimes envolvendo a quadrilha foram esclarecidos. Um caminhão apreendido em Maringá seria utilizado no transporte dessas máquinas furtadas. A operação contou com a participação de 174 policiais civis, distribuídos em 45 viaturas.
Assim, a ação foi coordenada pela Deic de Araçatuba e teve apoio do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e das Delegacias da Polícia Civil de Paranhos e Maracaju.