Mundo

VÍDEO: Manifestantes jogam tinta vermelha no embaixador russo, durante comitiva na Polônia

Manifestante entoavam gritos de "assassinos" e "genocidas", em referência à invasão russa da Ucrânia






Sergei Andreev, embaixador da Rússia na Polônia, levou um banho de tinta vermelha na manhã desta segunda-feira (9), na cidade de Varsóvia. O diplomata passava em um cemitério de soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial. Manifestantes, que jogaram a tinta vermelha sobre a comitiva, entoavam gritos de "assassinos" e "genocidas", em referência à invasão russa da Ucrânia.

O embaixador ainda foi chamado de "fascista". Andreev disse que não se feriu. De acordo com informações do Portal Uol, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, comentou o incidente em seu canal Telegram. Segundo ela, "os fãs do neonazismo mais uma vez desnudaram seus rostos - e é sangrento".

"A demolição de monumentos aos heróis da Segunda Guerra Mundial, a profanação de sepulturas e agora a interrupção da cerimônia de colocação de flores em um dia sagrado para todas as pessoas decentes provam o óbvio - o Ocidente estabeleceu um curso para a reencarnação do fascismo", escreveu ela.

A missão diplomática russa também cumprirá o Regimento Imortal no Dia da Vitória, mas o Ministério das Relações Exteriores polonês recomendou não realizar esses eventos.
Desde o começo da guerra, autoridades ucranianas alegam que a Rússia têm cometido o que seriam crimes de guerra, visto que o país vizinho estaria atacando as regiões ocupadas por civis. Moscou nega as acusações e afirma que os ataques são apenas em áreas militares e de infraestrutura da Ucrânia.