Economia

Com valor recorde, Receita paga nesta sexta primeiro lote de restituição do IR

O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada






A Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 - mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar a declaração deste ano - e o valor pago é o maior da história: R$ 9,5 bilhões na conta de 5,5 milhões de pessoas.

 

O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada a partir da meia-noite de hoje. Se o dinheiro não cair na conta, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil.

 

Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB no endereço https://www.bb.com.br/irpf ou pela Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

 

Quem recebe a restituição do Imposto de Renda no 1º lote?

Por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita incluiu os gaúchos na grupo prioritário para receber a restituição do IR 2024 e prorrogou o prazo de entrega da declaração para os moradores de cidades atingidas até 31 de agosto.

 

Os primeiros a receber a restituição do IR são os contrinuintes do grupo prioritário. São eles:

258.877 Contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;

2.595.933 Pessoas com mais 60 anos;

162.902 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave

1.105.772 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério

886.260 mil moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes

 

787.747 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

 

Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix- desde que o mesmo seja o CPF - até 15 de maio também vai ter prioridade.

 

Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes (confira abaixo o calendário completo de restituição do IR 2024).

 

Para quem já entregou, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair. A consulta do Imposto de Renda nos canais da Receita é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.

 

Assim também se evitam sustos ou o clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.

Para não correr esse risco, acompanhe a seção especial Imposto de Renda 2024 que o Valor Investe criou e atualiza com frequência com tudo que você precisa saber para preparar a declaração.

 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve fazer a consulta simples neste link (clique aqui) e informar o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.

 

Se for receber, a mensagem que irá aparecer é "Enviado para crédito no banco". Na mesma tela aparecem a conta ou a chave PIX que a pessoa colocou na declaração.

 

Se a mensagem for "Declaração Processada e em Fila para Restituição" o contribuinte terá de esperar os próximos lotes para receber o dinheiro de volta corrigido. Veja as datas de restituição do Imposto de Renda 2024 abaixo.

 

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.

 

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024

1º lote de restituição - pagamento em 31 de maio

2º lote de restituição - pagamento em 28 de junho

3º lote de restituição - pagamento em 31 de julho

4º lote de restituição - pagamento em 30 de agosto

5º lote de restituição - pagamento em 30 de setembro