Mato Grosso do Sul

Sargento Betânia: exemplo de mulher e sempre atuando no social

Sargento Betânia Kelly Rodrigues nasceu em Campo Grande/MS, casada, mãe, cristã, proveniente de família humilde, tendo parte de sua infância nos municípios de Camapuã, Areado/São Gabriel do Oeste – MS.






Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, na função de babá, posteriormente desempenhou as funções de balconista, diarista e operadora de caixa. Com determinação e muito trabalho, alcançou seu espaço profissional, demonstrando que o lugar da mulher é onde ela quiser.

Com uma carreira de 20 anos na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, onde ingressou como Soldado. Atualmente, é primeiro Sargento, alcançando o 1º lugar, em 2015, no Curso de Formação de sargentos – CFS da PMMS.

Há mais de 15 anos, vem realizando trabalho voluntário e independente, com jovens, crianças e famílias, com ações de Prevenção, Conscientização e Combate às drogas; contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Violência doméstica e Obstétrica, nas escolas, igrejas, bairros de Campo Grande e percorrendo os municípios do interior do Estado, trabalhando pela inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos; mobilização e participação social das comunidades e Fortalecimento dos Valores da Família.

Sargento Betânia é formada em Letras/Espanhol, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Educadora, Palestrante, Especialista em Segurança Pública, Educação em Direitos Humanos, Ciências Políticas, Gestão Educacional, Inteligência Policial e Multiplicadora Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban.

Atuou de 2005 a 2018, na Coordenadoria Estadual de polícia Comunitária – Secretária de Estado Justiça e Segurança Pública/MS, na assessoria de assuntos comunitários, na criação e coordenação dos Conselhos Comunitários de Segurança da Capital e municípios do Estado. Exercendo também o cargo de Diretora de Mulheres na ASPRA/MS – Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militares, e ainda, idealizadora do Movimento “Mulheres da Segurança Pública”, no Mato Grosso do Sul.

Sargento Betânia se identifica como uma Mulher Conservadora que atua no social, sendo defensora da vida desde a sua concepção, dos valores da família, redução da carga tributária, menos Estado e mais oportunidades, endurecimento do Sistema de Justiça Criminal frente ao criminoso, amparo jurídico e estrutural para a atuação Policial, contra a descriminalização e legalização das drogas, e ainda contra a doutrinação no espaço escolar e acadêmico.

Define-se em uma frase: “Aprendi que ser mulher é ser Corajosa, ser Líder e Senhora do meu Destino”. (Sargento Betânia)