Esportes

Botafogo aproveita sequência no Rio para deslanchar na temporada

Equipe tem período de quase um mês sem viagens e evolui nas mãos de Artur Jorge






O triunfo do Botafogo sobre o Vitória por 1 a 0, com gol do meia Eduardo, pela Copa do Brasil embalou uma sequência de cinco da equipe comandada por Artur Jorge. O bom momento coincide justamente com o período sem viagens.

Somando todas as competições, o Glorioso tem uma sequência de sete partidas no Rio de Janeiro, que se iniciou contra o Atlético-GO, na segunda rodada do Brasileirão, e vai terminar contra a LDU, na Conmebol Libertadores, no dia 8 de maio.

Em meio ao começo de trabalho do treinador português, que chegou no dia 6 de abril, o período sem sair da cidade vem servindo também para reduzir o desgaste e fortalecer os treinamentos em busca de atingir um nível de desempenho perto do que é o objetivo.

O que se tem visto é um time cada vez mais próximo da promessa feita por Artur quando foi contratado. A veia ofensiva e de agressividade é um ponto de destaque do treinador e que ainda assim tem segurança defensiva.

- O que precisamos é tempo para criar uma identidade, criar uma ideia. No pouco tempo que tivemos, no início da minha presença. Para mim o mais importante são os jogadores, o que desempenham com missão. A essa altura com a ideia mais próxima do que quero. Espero e quero que passe a ser a ideia deles. Quando é assim as coisas ficam mais fáceis - afirmou após vencer o Vitória.

A consolidação nesta sequência cresce em importância porque tudo que vai, volta. Depois da partida contra a LDU, o Botafogo terá um período desgastante com cinco jogos fora em casa em um espaço de três semanas.

Serão longas viagens para Fortaleza, Lima, Salvador e Barranquilla. Ainda uma partida contra o Corinthians em Itaquera e um clássico contra o Fluminense no Nilton Santos.

O desafio é também de virar a chave a cada competição e manter o time focado em todas as frentes enquanto dá rodagem aos jogadores. Como fez na última quarta, em que trocou sete dos 11 titulares em relação ao clássico contra o Flamengo.

 

- O liga e desliga é mais de jogo para jogo do que propriamente de competição para competição. É importante começarmos a preparar e a pensar no Bahia, que daqui a três dias está aqui para nos enfrentar - disse após o jogo da Copa do Brasil.

 

O Tricolor de Aço vem ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no domingo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos. A série de partidas na cidade será encerrada na quarta-feira, às 21h30, contra a LDU. (ge)