Policial

Líder do PCC que tentou matar senador na fronteira com Ponta Porã é preso em São Paulo

Conhecido como Índio do PCC, Elton da Silva estava foragido desde que foi resgatado da prisão em 2011



Índio do PCC (Divulgação, PCDF)




Um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), Elton Ramos da Silva, de 41 anos, foi preso nesta quarta-feira (3), em São Paulo. Conhecido como Índio do PCC tentou matar o senador paraguaio Robert Acevedo, em 2010, em Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã.

De acordo com a imprensa paraguaia, Elton estava foragido da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero e foi recapturado após operação da Polícia Militar em Diadema (SP).


Ele foi resgatado no Paraguai por um grupo armado que invadiu a unidade penal em 2011. Conforme a PM, o criminoso ainda estaria atuando como assassino de aluguel no Brasil, inclusive fazendo parte de um grupo de extermínio.

Tentativa de assassinato
Um grupo de pistoleiros atiraram contra o veículo de Robert Acevedo em abril de 2010. O parlamentar sobreviveu ao ataque, mas os atiradores acabaram matando o motorista do carro e um policial. Robert acabou morrendo em fevereiro de 2021 vítima do coronavírus.

Além de líder, Elton é apontado como um dos responsáveis pelo recrutamento e indicação de novos integrantes para o PCC. O Tribunal de Justiça de Brasília tinha expedido uma ordem de prisão preventiva ao criminoso.