Saúde

Funsaud suspender visitas e acompanhantes no Hospital da Vida

Mas há uma exceção se o paciente for menor de 18 anos, idosos e pessoas com deficiências que necessitem de acompanhante






Diante da alta nos casos de Covid-19 em Dourados, a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) suspendeu as visitas a acompanhantes aos pacientes internados no Hospital da Vida.

A medida é temporária e passa a valer já nesta terça-feira (18), conforme a Portaria nº 008/2022/Funsaud, de 14 de janeiro de 2022, assinada pelo diretor-presidente, Jairo José de Lima.

Mas há uma exceção se o paciente for menor de 18 anos, idosos e pessoas com deficiências que necessitem de acompanhante.

A portaria determina também que os acompanhantes não podem ser menores de 18 anos ou maiores de 60, e precisam estar “em plenas condições de saúde e não apresentem sintomas gripais, ou se encontrem no grupo de risco”.

Dentro do hospital a Funsaud estabelece algumas medidas de biossegurança a serem seguidas, como cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir, evitar tocar a face sem higienizar as mãos (principalmente olhos, nariz e boca), higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, e fazer uso contínuo de máscaras.

Importante ressaltar que a suspensão se estende também para consultas, retornos e procedimentos, e exames de caráter eletivo.

Informações à família

A publicação da Fundação prevê que informações sobre o estado de saúde de cada paciente serão repassadas diariamente, por e-mail e aplicativo de mensagens ou contatos telefônicos, previamente cadastrados e autorizados pelo paciente e/ou responsável.

Elas serão feitas a partir das 16h de cada dia, após visita e avaliação do médico assistente e enviadas pelo enfermeiro do plantão ao serviço de recepção/telefonia.

Essa medida é válida por tempo indeterminado e considerou o fato de que a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem identificado aumento nos casos de pacientes com casos respiratórios.