Estado

Governo amplia ações nas escolas públicas nos 79 municípios

Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 17% no número de estudantes alfabetizados






O Governo de Mato Grosso do Sul está ampliando o trabalho conjunto com os 79 municípios para garantir um ambiente de aprendizagem mais seguro, adequado e estimulante para alunos e profissionais da educação.

A atuação integrada entre Estado e prefeituras já apresenta resultados expressivos, com 92,75% de aprovação, queda na taxa de retenção para 6,57% e redução do abandono escolar para 0,11%, segundo os indicadores mais recentes da Educação Básica.

O avanço também é evidente na alfabetização, que segue como prioridade do governo.

Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 17% no número de estudantes alfabetizados, alcançando o segundo melhor índice do País, conforme levantamento divulgado em julho pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para o governador Eduardo Riedel, os números comprovam o impacto positivo da política educacional adotada pelo Estado em parceria com os municípios.

“Educação é um dos focos da nossa gestão. Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento na alfabetização, graças à parceria com os municípios e à SED. Também temos o programa MS Alfabetiza, que está fazendo a diferença”, destacou Riedel.

A estratégia municipalista da gestão estadual prevê ações específicas para apoiar escolas, professores e alunos, garantindo o acompanhamento constante da aprendizagem.

Um exemplo vem da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na aldeia Água Branca, em Aquidauana, onde 156 alunos do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) já são beneficiados com o trabalho integrado e políticas voltadas à melhoria dos resultados.

A escola foi a primeira colocada no prêmio Escola Destaque 2025 do Programa MS Alfabetiza, entregue em setembro deste ano. A diretora e indígena terena, Denise da Silva, explica que o trabalho em equipe com foco na aprendizagem de cada aluno, é o grande diferencial para a alfabetização na idade certa.

“Temos uma equipe boa de professores da educação infantil ao segundo ano, com trabalho coletivo. Recebemos recursos e sempre tivemos formações de como administrar. O MS Alfabetiza também oferece capacitação, formação e materiais pedagógicos. Isso motiva os alunos, eles adoram coisas coloridas, diferentes. E fazemos tudo na escola, colocamos a aldeia ali e eles adoram. Alfabetizar é um trabalho realmente difícil e leva tempo, presença”, disse Denise.