A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Tarja Preta, voltada a desarticular um esquema de exportação ilegal de medicamentos controlados para os Estados Unidos.
A ação contou com o apoio do MPF (Ministério Público Federal), do DEA (Drug Enforcement Administration) e de autoridades norte-americanas.
De acordo com a PF, o grupo investigado enviava remédios “tarja preta” sem a exigência de prescrição médica, em desacordo com normas sanitárias brasileiras e dos Estados Unidos.
A ação busca cumprir seis mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária em endereços residenciais e comerciais em Rio das Ostras (RJ).
O líder da organização criminosa foi localizado e preso em Orlando, na Flórida, por oficiais do governo norte-americano. A Polícia Federal informou que, após os trâmites legais, ele será deportado para o Brasil.
As investigações tiveram início em 2023 e identificaram uma estrutura criminosa com divisão de tarefas entre fornecedores, intermediários e receptadores.
A PF e o CBP (U.S. Customs and Border Protection) interceptaram algumas das remessas durante o processo de envio. Entre os medicamentos apreendidos estão Zolpidem, Alprazolam, Clonazepam, Pregabalina e Ritalina, todos classificados como psicotrópicos ou entorpecentes.
A apuração conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé apontou movimentações financeiras atípicas e transferências bancárias ligadas ao grupo, indicando possível lavagem de dinheiro.
A operação também teve o apoio dos Correios. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas, além de outros delitos que possam ser identificados ao longo da investigação. (Com CNN)





