O Brasil deve viver uma nova onda de calor (veja áreas em vermelho no mapa) na reta final do inverno. As temperaturas devem aumentar entre os dias 18 e 22 de setembro, que marca o início da primavera.
Após esse período, no entanto, o clima muda bruscamente e baixas temperaturas podem ser registradas, já a partir de terça-feira (23) - em especial no Sudeste.
Algumas regiões do Centro-Oeste, devem atingir temperaturas acima de 40°C. De acordo com o Climatempo, as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para o mês de setembro.
A tendência é que a partir desta quinta-feira (18), o clima fique mais quente, gerando a sexta onda de calor deste ano.
No Centro-Oeste, Campo Grande pode chegar a 36°C e apenas 11% de umidade. Cuiabá apresenta a maior temperatura da tabela, 42°C, sob umidade mais crítica, de 9%. Goiânia chega a 40°C.
Na região Sudeste, alguns estados podem chegar aos 40°C. É possível que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte se aproximem de seus recordes de calor no ano, acima de 30ºC.
Mudança
Depois de passar a onda de calor, uma queda na temperatura deve ser registrada nas regiões Sudeste. Estão destacados os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de terça-feira (23).
Segundo o Climatempo, durante a vigência desta onda de calor, o tempo não vai ficar completamente seco. O ar úmido do Norte do Brasil vai começar a se espalhar para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país, permitindo a ocorrência de algumas pancadas de chuva nessas regiões. (Com CNN)